Linhas de Pesquisa

O Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da UFPE tem por objetivo o desenvolvimento e a divulgação de estudos relativos ao conhecimento de Combinatória. Para tanto, são desenvolvidos estudos junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos de diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como investigações são realizadas com a participação de professores do Ensino Básico. Como produtos almeja-se: artigos de divulgação científica e produção de materiais de formação de professores e de atividades para serem desenvolvidas junto a alunos, incluindo recursos variados tais como apostilas, materiais manipulativos e softwares e/ou objetos de aprendizagem.

Para isso, o grupo tem as seguintes linhas de pesquisa:


Análise e produção de recursos



Pesquisadores:
          Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Estudantes:
Fernanda de Sá Barreto
Glauce Vilela Martins
Juliana Azevedo
Mika Moraes       

Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional.

Setores de aplicação:
Educação Pré-escolar e Fundamental.

Objetivo:
Levantamento de abordagens de ensino de problemas de raciocínio combinatório em propostas curriculares, livros texto e em meios digitais.



Avaliação do Conhecimento

Pesquisadores: 
          Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem.

Setores de aplicação:

Educação Pré-escolar e Fundamental.

Objetivo:

Analisar como tem se dado a avaliação dos problemas multiplicativos - em particular os da Combinatória - em instrumentos de larga escala e em outros processos avaliativos ocorridos dentro da escola



Desenvolvimento Cognitivo

Pesquisadores:
          Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Estudantes:
Ewellen Lima
Flávia Myrella Tenório Braz
Michaelle Moraes de Santana
Rita Gomes de Lima
Rita Batista

Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino.

Setores de aplicação:

Educação Pré-escolar e Fundamental.

Objetivo:

Levantamento do desenvolvimento da compreensão de problemas de raciocínio combinatório junto a alunos da Educação Básica: Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio; elaboração e vivência de propostas de intervenção para o desenvolvimento do raciocínio combinatório.



Formação de Professores

Pesquisadores:
          Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
          Cristiane de Arimatéa Rocha
          Ana Paula Lima
          Dorghisllany Holanda


Árvore do conhecimento: 
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas do Ensino.

Setores de aplicação:
Educação Pré-escolar e Fundamental.

Objetivo:
Levantamento das concepções de professores (em formação inicial e em exercício) sobre as naturezas de professores de raciocínio combinatório, sobre
dificuldades de alunos de compreensão dos mesmos e sobre formas de intervenção para superação de dificuldades; observação de salas de aula quando do ensino de problemas de raciocínio combinatório.


Intervenções Pedagógicas

Pesquisadores:
          Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Estudantes: 
Ariedja Silva
Danielle Avanço Vega Pontes
Martha Cornélio Ferraz
Juliana Azevedo
Rita Batista

Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas do Ensino.

Setores de aplicação:
Educação Pré-escolar e Fundamental.

Objetivo:
Realizar estudos de intervenção para o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário