O Grupo de Estudos em Raciocínios Combinatório e Probabilístico do Centro de Educação da UFPE tem por objetivo o desenvolvimento e a divulgação de estudos relativos ao conhecimento de Combinatória e Probabilidade. Para tanto, são desenvolvidos estudos junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos de diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como investigações são realizadas com a participação de professores do Ensino Básico. Como produtos almeja-se: artigos de divulgação científica e produção de materiais de formação de professores e de atividades para serem desenvolvidas junto a alunos, incluindo recursos variados tais como apostilas, materiais manipulativos e softwares e/ou objetos de aprendizagem.
Para isso, o grupo tem as seguintes linhas de pesquisa:
Análise e produção de recursos
Pesquisadoras:
Dra. Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Dra. Juliana Azevedo Montenegro
Dra. Juliana Azevedo Montenegro
Dra. Michaelle Renata Moraes de Santana
Estudante:
Doutoranda Glauce Vilela Martins
Árvore do conhecimento:
Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional.
Setores de aplicação:
Educação Pré-escolar e Fundamental.
Objetivo:
Levantar abordagens de ensino de problemas de raciocínio combinatório e de raciocínio probabilístico em propostas curriculares, livros didáticos e em meios digitais. Produzir atividades, em meio impresso e/ou digital, para o ensino de Combinatória e de Probabilidade no Ensino Básico;
Pesquisadoras:
Dra. Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Dra. Juliana Azevedo Montenegro
Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem.
Setores de aplicação:
Objetivo:
Analisar como tem se dado a avaliação dos problemas multiplicativos - em particular os da Combinatória e Probabilidade - em instrumentos de larga escala e em outros processos avaliativos ocorridos dentro da escola; propor processos avaliativos de desenvolvimento do raciocínio combinatório.
Pesquisadoras:
Dra. Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Dra. Juliana Azevedo Montenegro
Ms. Ariedja de Carvalho Silva
Avaliação do Conhecimento
Dra. Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Dra. Juliana Azevedo Montenegro
Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem.
Setores de aplicação:
- Ensino Médio;
- Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Objetivo:
Analisar como tem se dado a avaliação dos problemas multiplicativos - em particular os da Combinatória e Probabilidade - em instrumentos de larga escala e em outros processos avaliativos ocorridos dentro da escola; propor processos avaliativos de desenvolvimento do raciocínio combinatório.
Desenvolvimento Cognitivo
Dra. Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Dra. Juliana Azevedo Montenegro
Ms. Ariedja de Carvalho Silva
Ms. Danielle Avanço Vega
Doutoranda Ewellen Tenório de Lima
Doutoranda Rita Batista da Silva
Ana Cristina Barreto Sabino de Araújo
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de aplicação:
- Ensino Médio;
- Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Objetivo:
Observar o desenvolvimento da compreensão de problemas de raciocínio combinatório e probabilístico junto a alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio.
Educação Inclusiva
Dra. Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Dra. Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
Mestranda Flávia Myrella Tenório Braz
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem.
Setores de aplicação:
- Ensino Médio;
- Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Objetivo:
Investigar como se dá, numa perspectiva inclusiva, o processo de ensino e de aprendizagem da Combinatória e da Probabilidade.
Formação de Professores
Pesquisadoras:
Dra. Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Dra. Ana Paula Lima
Dra. Cristiane de Arimatéa Rocha
Ms. Dorghisllany Holanda
Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas do Ensino.
Setores de aplicação:
Objetivo:
Levantar concepções de professores (em formação inicial e em exercício) sobre as naturezas de problemas de raciocínio combinatório e de raciocínio probabilístico, sobre dificuldades de alunos de compreensão dos mesmos e sobre formas de intervenção para superação de dificuldades; observar salas de aula quando do ensino de problemas de raciocínio combinatório e de raciocínio probabilístico.
Intervenções Pedagógicas
Pesquisadoras:
Dra. Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Ms. Ariedja Silva
Ms. Ariedja Silva
Ms. Dacymere Gadelha
Ms. Fernanda Barreto
Especialista Marta Ferraz
Árvore do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas do Ensino.
Setores de aplicação:
Objetivo:
Realizar estudos de intervenção para o desenvolvimento do raciocínio combinatório e do raciocínio probabilístico de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário